Agatha Christie
Agatha Christie nasceu Agatha May Clarissa Miller, em Torquay, na Grã--Bretanha, a 15 de Setembro de 1890. Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmécia e do dispensário. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para p conhecimento dos venenos e preparados que fugurariam em muitos dosseus livros, mas também para a própria concepção da sua carreira na escrita.
Com o seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participendo activamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonendo contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimentos e inspiração que estas representavam.
Autora de cerca de 300 obras (entre romances de mistério, poesia, peças para rádio e teatro, contos, documentários, uma autobiografia eseis romances publicados sob o pseudónimo de May Westmacott), viu o seu talento e o seu papel na literatura e nas artes oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire. Em 1971, a rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire.
Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada), morreu a 12 de Janeiro de 1976.
Em 2000, a 31st Bouchercon World Mystery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi conciderada a Melhor Escritora de Livros Policiais do século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século.
As suas obras
- O Assassinato de Roger Ackroyd
- Crime no Vicariato
- A Morte de Lorde Edgware
- O Enigma das Cartas Anónimas
- Morte na Paria
- A Casa Torta
- Encontro com a Morte
- Anúncio de um Crime
- Um Crime no Expresso do Oriente
- O Misterioso Caso de Styles
- Crime na Mesapotâmia
- O Natal de Poirot
- O Misterioso Mr. Quin
- Os Cinco Suspeitos
- As Dez Figuras Negras
- Um Corpo na Biblioteca
- Parker Pyne Investiga
- Cartas na Mesa
- Os Quatro Grandes
- O Homem do Fato Castanho
- O Segredo de Chimneys
- O Mistério dos Sete Relógios
- As Aparências Iludem
- O Mistério do Comboio Azul
- Os Treze Enigmas
- Crime no Campo de Golfe
- Perigo na Casa do Fundo
- Matar é Fácil
- O Mistério de Sittaford
- Morte no Nilo
- Crime em Hickory Road
- As Investigações de Poirot
- Tragédia em Três Actos
1 comentário:
Oi, achei por acaso o teu blogue e gostei! Eu também adoro a Agatha Christie e os seus policiais principalmente os do Poirot e já li estes que publicaste no teu blogue!(fiquei de boca aberta com o desfecho do "Crime no expresso do oriente"). Agora já há algum tempo que não leio um livro dela, mas é uma dasminhas resoluções para 2012! Continua a publicar!
Enviar um comentário