Diz-nos os teus livros preferidos.
Envia-nos a descrição para bookpage.o.teu.livro@gmail.com
Se quiseres dizer-nos o que achas do blogue, faz um comentário!

segunda-feira, 3 de março de 2008

O velho que lia romances de amor

Título: O velho que lia romances de amor
Autor: Luís Sepúlveda
Editora: ASA
Resumo:Este livro fala sobre um homem, António José Bolívar Proaño, que vivia numa aldeia isolada, no interior da floresta, San Luís, com a sua mulher Dolores Encarnación Del Santíssimo Sacramento Estupiñan Otavalo.
Na sua aldeia toda a gente comentava o facto do casal não poder ter filhos o que os levou a partir para outra aldeia, El Idílio, e la viveram dois anos. No segundo ano Dolores morreu vítima da malária.
Após este acontecimento, António Proaño começou a conviver com os Xuar, uma tribo indígena da selva Amazónica. Aprendeu a sua língua e costumes, a caçar, pescar e muitas outras coisas mais.
Um dia, Nushiño, um indígena xuar, morreu depois dos colonos terem disparado contra si. António Proaño tinha abandonado os xuar por se sentir velho. Com este acontecimento sentiu-se culpado e por isso foi impedido de conviver com a tribo.
O homem voltou para El Idílio onde conheceu o dentista Rubicundo Loachamín de quem se tornou amigo.
Um dia, quando decidiam se o deixavam votar, descobriu que sabia ler.
A partir daí começou a ler jornais mas, estes não lhe despertavam interesse. Então, pediu ao seu amigo dentista, que vivia numa cidade, para, sempre que fosse a El Idílio, lhe levasse alguns livros.
Um dia chegaram à aldeia uns Norte-Americanos que se dirigiram para a floresta onde encontraram um homem morto com as marcas de garras nas costas. Correram logo para a aldeia onde o administrador organizou uma expedição para procurar a fera.
Nessa expedição estava António José Proaño. Depois de alguns dias de busca, os Norte-Americanos voltaram para aldeia mas António ficou e continuou a procurar a onça. Após tempos e tempos de “jogos” do animal para apanhar o homem António foi mais inteligente e conseguiu matar a onça. Depois de eliminada a fera, só pensava em voltar para El Idílio e para a sua choça para ler os seus tão queridos Romances de Amor.
A nossa opinião: Adoramos este livro porque fala de um local ainda muito selvagem, a Amazónia, pondo em evidência a Natureza e as suas leis e o respeito que esta deveria merecer por parte do Homem. É um tema que me interessa muito.
Aconselhamos a leitura deste livro, porque para quem gostar da natureza o livro é apaixonante estando muito bem escrito.

9 comentários:

Júlio Sá disse...

Fico deveras espantado por tanta criatividade, tanta dedicação e tanta autonomia. Ainda bem que iniciaram este projecto de partilha de leitura. Todos devem ler! Com a vossa iniciativa, não será só o velho a ler romances de amor, mas todos os jovens que se querem "in" a abraçarem esta aventura da leitura. Gostei do que vi. Muitos parabéns!
Júlio Sá

Anónimo disse...

Obrigada pelo resumo esclarecedor desta magnífica obra!
Mais uma vez obrigado!

Anónimo disse...

Adorei , pois vai-me ajudar a ter mais interesse pelo livro e certamente vou apresentálo à minha turma.

Anónimo disse...

ADOREI ESTE BLOG É UM MÁXIMO
ADORO-VOS



.......................................................................................................................MENTO MUITO BEM NÃO ACHAM. O VOSSO BLOG É HORRÍVEL.

ABREIJOS.































Anónimo disse...

este resumo est muito bem estruturdo! este livro espectacular, aconselho a leitura

lulu disse...

parabeeens, um resumo espectacular!!!!...............................................................................................................................................a minha professora odiou a apresentaçao

Anónimo disse...

parabeeens, um resumo espectacular!!!!...............................................................................................................................................a minha professora odiou a apresentaçao! por vossa causa tirei nega..

Anónimo disse...

Não... não tiraste nega por nossa causa, tiraste nega porque não leste o livro! ;D Sory!

Anónimo disse...

todos gays analfabetos.